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A AQUECER
Algumas das memórias mais difíceis que guardamos evocam diretamente desastres ambientais. As imagens dos trágicos incêndios devastadores que ceifaram vidas e flagelaram comunidades e florestas no Interior de Portugal, nos últimos anos, irão perseguir-nos durante muito tempo. Lá fora, o degelo acelerado das calotas polares, as imagens impressivas da desflorestação contínua da Amazónia ou os efeitos negros dos derramamentos de petróleo e os efeitos nefastos sobre a fauna e flora marinha deixam-nos aterrados. A ação climática e a proteção do ambiente passaram, por isso, a assumir-se como desígnios das sociedades modernas e das Organizações que as compõem.
A Philip Morris International (PMI), da qual a Tabaqueira é subsidiária, assumindo-se como um player fundamental da mudança no mundo, rumo a um futuro melhor, não descura, por isso, o seu papel neste movimento. Assim, na primeira edição do Relatório Integrado de sustentabilidade, lançado recentemente, estabeleceu uma meta ambiciosa: reduzir em 50% os resíduos plásticos que derivam dos nossos produtos, até 2025 (versus 2021). A concretização deste objetivo exige, naturalmente, um grande esforço em torno de ações de educação e sensibilização públicas.
Atendendo à nossa atividade, temos, naturalmente, uma preocupação especial com o correto descarte dos resíduos – nomeadamente os provenientes dos nossos produtos, sobretudo os filtros. Embora sejam produzidos à base de acetato de celulose, um bioplástico que se degrada lentamente (muito diferente dos plásticos petroquímicos convencionais), este é um dos resíduos mais frequentes. A sua correta deposição é, por isso, vital para a missão que nos comprometemos a cumprir.
Acreditamos, por isso, que a abordagem mais sustentável para eliminar o lixo proveniente dos nossos produtos – seja em termos de custos financeiros, da pegada ambiental e de aceitação social – passa pela mudança comportamental, levando os consumidores adultos a descartarem apropriadamente os filtros, junto do lixo indiferenciado.
Com este propósito, a PMI lançou recentemente a plataforma “Our World Is Not an Ashtray” (em português, “O Nosso Mundo Não é um Cinzeiro”) para estimular a mudança e promover ações e campanhas locais de acordo com um conceito global – com o objetivo de mudar atitudes e comportamentos dos consumidores adultos em termos de eliminação de resíduos nos cerca de 180 países onde os nossos produtos estão presentes, providenciando informação correta e credível sobre o tema e estratégias para a redução dos resíduos.
Em Portugal, esta campanha está agora a tomar forma, com a Tabaqueira a preparar-se para lançar uma campanha integrada de sensibilização dos portugueses em prol do combate aos resíduos e do seu correto descarte.
Com o foco nesta campanha, no último trimestre de 2020, realizámos algumas atividades-piloto em parceria com diversos parceiros de negócios – por exemplo, a ANA Aeroportos, a Sonae Sierra e a Mundicenter – no sentido de melhor preparar o nosso plano de ação para a sensibilização e prevenção de resíduos descartados inapropriadamente, incentivando comportamentos responsáveis através da distribuição, a consumidores adultos, de mini-cinzeiros portáteis e reutilizáveis.
As reações a esta ação, tanto por parte dos parceiros como do público adulto abordado, foi extremamente positiva, o que nos deixa muito entusiasmados com as iniciativas que estamos a preparar para este ano.
Em Portugal, como no mundo, estamos empenhados na mudança e em construir um futuro melhor. Por isso, dizemos: o mundo não é um cinzeiro!