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Passa Palavra
Editorial por Marcelo Nico

02

Sem Filtro
Tema de capa

03

A Inovação é o limite
Viagem rumo a um futuro sem fumo

04

Nas Nossas Mãos
Um negócio sustentável

05

Em comunidade
Entrevista a Nuno Rangel

06

Contas feitas
A tabaqueira em números

07

Inspira
Investir e inovar para continuar a crescer

08

A Aquecer
Sustentabilidade ao centro

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EM COMUNIDADE

Entrevista a Nuno Rangel

A Tabaqueira assume-se como um agente ativo na comunidade alargada onde se insere e que abrange desde os seus colaboradores, aos seus parceiros, clientes e fornecedores. Nesta edição damos voz a Nuno Rangel, CEO da Rangel-Logistic Solutions, com quem temos uma parceria desde 1999 e que envolve 200 colaboradores.

Há quanto anos começou a relação entre a Rangel e a Tabaqueira?

A Rangel iniciou a sua parceria com a Tabaqueira em 1999, o que representa uma parceria com mais de 20 anos e que muito nos orgulha.

Quantos colaboradores da Rangel estão afetos à Tabaqueira e que funções desempenham?

A operação Rangel para a Tabaqueira envolve mais de 200 colaboradores – onde estão incluídos o Diretor de Operações, Gestores de Operações, Supervisores, Coordenadores, Administrativos, Operadores e Assistentes de Loja.

Estes colaboradores estão distribuídos por diversas operações que vão desde o abastecimento das linhas de produção à gestão de armazéns dedicados a diferentes fases de produção, matérias-primas, packaging, produto acabado, serviços de transporte e serviços nas lojas IQOS.

Qual a expressão da Tabaqueira na operação da Rangel? Qual o volume de negócios que a Tabaqueira representa para a Rangel?

A Tabaqueira representa cerca de 3% do volume de negócios da Rangel.

Quais são as principais mais-valias de trabalhar com uma empresa como a Tabaqueira?

A organização, o rigor, o espírito de parceria e os elevados requisitos são as mais valias que conseguimos identificar ao trabalhar com a Tabaqueira e que elevam também a nossa forma de trabalhar. A exigência faz-nos querer ser cada vez melhores.

Quais são os principais desafios?

Os principais desafios são, sem dúvida, a capacidade para gerir a constante mudança e inovação do setor. Para além de ser necessário manter os elevados padrões de qualidade, a Rangel tem de ser ágil e capaz de acompanhar essas mudanças.

O que mudou/evoluiu na relação com a Tabaqueira desde que estabeleceram a parceria?

Enquanto parceira, a Rangel tem como papel acompanhar a evolução do produto e contribuir para fazer da Tabaqueira uma das fábricas mais competitivas, mais seguras e de qualidade a nível mundial.

No entanto, ao longo destes 20 anos de parceria, a principal mudança e evolução que podemos destacar foi o lançamento e comercialização omnicanal da marca IQOS. Um produto disruptivo, que fez a Rangel diversificar os seus serviços, deixando de ser apenas um operador logístico industrial, passando a prestar as mais variadas soluções logísticas em toda a cadeia de aprovisionamento. Desde serviços convencionais de armazém, apoio às linhas de produção, serviços de valor acrescentado, como as trocas de equipamentos, serviços financeiros, transportes e distribuição, serviço de apoio ao consumidor, pós-venda, serviços de venda ao retalho, entre outros.

Nesse sentido, estamos totalmente alinhados desde o primeiro momento com o objetivo traçado pela PMI, construir um futuro livre de fumo.

Quais são os principais atributos que identifica na Tabaqueira como parceiro de negócio?  

Os principais atributos são sem dúvida a exigência e o rigor na produtividade, seguido da preocupação constante com os procedimentos de segurança.

A Tabaqueira demonstra claramente a confiança nos seus parceiros e dá espaço para que estes inovem e implementem novos projetos e melhorias de processos, reflexo de um mercado cada vez mais exigente e complexo.

Como define – usando três palavras – a relação da Rangel com a Tabaqueira?

  • Competência
  • Parceria
  • Inovação

Nuno Rangel, CEO da Rangel – Logistics Solutions

Que impacto teve a pandemia nas relações entre a Rangel e a Tabaqueira?

Para fazer face a potenciais interrupções de fornecimento, foi necessário à Tabaqueira constituir stock, o que levou a um aumento significativo da produção da fábrica.

E assim, para além do aumento da produção e das mudanças necessárias nos procedimentos operacionais impostas pela pandemia, tendo em conta o distanciamento, segurança e proteção dos colaboradores, foi necessário à Rangel ajustar os seus processos habituais.

Desta forma, com a colaboração de todos, mesmo num momento difícil e sensível, foi possível fazer mais e melhor. Acreditamos que esta fase irá enriquecer ainda mais a relação de parceria com a Tabaqueira, na esperança de nos tornar mais fortes e unidos.

Ao longo da relação com a Tabaqueira, existe alguma história peculiar que queira partilhar?

Os desafios constantes e a forma rápida como procuramos superá-los são motivos para vários momentos que nos trazem crescimento, aprendizagem e partilha.

Recordamo-nos por exemplo de que em setembro de 2003, no primeiro dia que iniciamos a atividade de operador logístico, a pressão e o entusiasmo de todos era enorme para que tudo funcionasse bem!

Era a primeira integração de sistemas de informação, que envolvia a gestão de vários processos, desde o entreposto alfandegário, ao armazém e à distribuição. Esse momento, foi bastante peculiar pois estiveram várias pessoas envolvidas na operação de armazém – desde diretores, equipa informática, gestores de operações, supervisores da Rangel e vários elementos da equipa logística da Tabaqueira. Para nada falhar, todos foram de alguma forma operadores de armazém por um dia, participando ativamente na preparação dos circuitos de distribuição, no picking e até mesmo carregarem as viaturas à mão. Foi um trabalho em equipa, que durou quase 24h no nosso armazém no Montijo e no armazém da Tabaqueira em Santa Maria da Feira, onde não obtivemos uma única diferença de picking!

Este arranque marcou um momento importante da união, onde foi possível que algumas pessoas da equipa vivessem, no terreno, as várias etapas do processo de transferência que, com o empenho de todos, foi bem-sucedida e sem interrupção das vendas.